A6 / S6 (C6 Platform) Discussion Discussion forum for the C6 Audi A6 produced from 2004-present and Audi S6 produced from 2007 - 2011

ZA: Air suspension leak from where?

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Old 11-11-2020, 05:27 AM
  #11  
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Originally Posted by Rui Rosa
My adventures with suspension:
- Both rear bags (around 200 euros new on ebay - no brand) - both were leaking. Sometimes I find the car up, sometimes down...
- Left side struct (around 840 euros new on local shop - Arnott) - after 1 month had to change it again under warranty as was leaking.
- Had some leaking on block valve that could be better tight and solved the problem no cost
- Compressor (160 euros new on ebay - no brand) - changed it yesterday because sometimes I get a warning light that VCDS pointed to block valve... so far all is ok.

Please God, let the block valve and right front struct last a few more years...
Hi Rui,

I have an 2007 audi a6 c6 allroad tiptronic 3.0tdi.
Bought it with already 2 back air spring leaking and replaced them (from Pro4Matic in Coimbra). Since then, I noticed that when I close or open any door, I hear the compressor rely 4x followed by a 1 second leak through the compressor (so comes out from air silencer). I presume this is normal since I have no errors and suspensions works properly at any level required. Can you please check if you have the same behavior on your allroad?
Thank you,
Greetings from José Teixeira
Old 11-11-2020, 05:51 AM
  #12  
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Originally Posted by Jose Teixeira
Hi Rui,

I have an 2007 audi a6 c6 allroad tiptronic 3.0tdi.
Bought it with already 2 back air spring leaking and replaced them (from Pro4Matic in Coimbra). Since then, I noticed that when I close or open any door, I hear the compressor rely 4x followed by a 1 second leak through the compressor (so comes out from air silencer). I presume this is normal since I have no errors and suspensions works properly at any level required. Can you please check if you have the same behavior on your allroad?
Thank you,
Greetings from José Teixeira
Olá José, a ti respondo em PT que fica mais fácil
O meu amortecedor da frente do lado esquerdo também veio da Pro4Matic, sendo primeiro da Arnott, tendo trocado uns 3 ou 4 até que levei lá o carro para eles verem o que se passava, altura em que trocaram por um da marca que equipa a origem. Serviço e atendimento 5 estrelas!
A minha neste momento está a funcionar tudo bem.
Desde que a comprei que quando desligo o carro e fecho a porta o compressor faz uma "descarga". Noto que antes dele fazer essa descarga faz ali uns quantos "clicks" que talvez seja igual à tua.
Depois de muito estudar o funcionamento do sistema de suspensão, fiquei a saber que é nas largadas de ar (por exemplo quando se baixa a suspensão) que o secador liberta a humidade do ar que fica retida nas "bolinhas" que estão lá dentro, humidade essa que entra de cada vez que o compressor trabalha. Por isso, quer seja mesmo assim, quer não seja, eu não me importo que a minha o faça.
Tenho um amigo que tem uma Allroad de Janeiro de 2007 que não faz... Eu penso que tem que ver com o compressor que está instalado, porque eu na minha quando troquei o compressor por um chinês também deixou de fazer, mas depois aproveitei parte do sistema do original e instalei nesse chinês, passando novamente a fazer. O compressor dessa Allroad que falo é wabco, logo de origem.
Outra coisa importante que deves ponderar é retirar a entrada de ar do compressor do local onde os engenheiros da Audi sabiamente colocaram... é que o sistema vai buscar o ar à cava da roda do lado direito e depois é filtrado por um filtro idêntico aos filtros de gasolina das motas! Como nunca é trocado não vai trazer nenhuma saúde ao compressor. Eu na minha retirei esse filtro manhoso e meti a ir buscar o ar à parte de dentro do filtro do ar do motor, pois assim sempre que mudo o filtro do ar estou a mudar o filtro da suspensão
Qualquer dúvida que possa ajudar é só dizeres, com tantos problemas que tive na minha acho que já sei muito mais do que qualquer mecânico da marca

---> My friends that don't understand portuguese have a very nice translator at google <---
Old 11-11-2020, 06:29 AM
  #13  
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Originally Posted by Rui Rosa
Olá José, a ti respondo em PT que fica mais fácil
O meu amortecedor da frente do lado esquerdo também veio da Pro4Matic, sendo primeiro da Arnott, tendo trocado uns 3 ou 4 até que levei lá o carro para eles verem o que se passava, altura em que trocaram por um da marca que equipa a origem. Serviço e atendimento 5 estrelas!
A minha neste momento está a funcionar tudo bem.
Desde que a comprei que quando desligo o carro e fecho a porta o compressor faz uma "descarga". Noto que antes dele fazer essa descarga faz ali uns quantos "clicks" que talvez seja igual à tua.
Depois de muito estudar o funcionamento do sistema de suspensão, fiquei a saber que é nas largadas de ar (por exemplo quando se baixa a suspensão) que o secador liberta a humidade do ar que fica retida nas "bolinhas" que estão lá dentro, humidade essa que entra de cada vez que o compressor trabalha. Por isso, quer seja mesmo assim, quer não seja, eu não me importo que a minha o faça.
Tenho um amigo que tem uma Allroad de Janeiro de 2007 que não faz... Eu penso que tem que ver com o compressor que está instalado, porque eu na minha quando troquei o compressor por um chinês também deixou de fazer, mas depois aproveitei parte do sistema do original e instalei nesse chinês, passando novamente a fazer. O compressor dessa Allroad que falo é wabco, logo de origem.
Outra coisa importante que deves ponderar é retirar a entrada de ar do compressor do local onde os engenheiros da Audi sabiamente colocaram... é que o sistema vai buscar o ar à cava da roda do lado direito e depois é filtrado por um filtro idêntico aos filtros de gasolina das motas! Como nunca é trocado não vai trazer nenhuma saúde ao compressor. Eu na minha retirei esse filtro manhoso e meti a ir buscar o ar à parte de dentro do filtro do ar do motor, pois assim sempre que mudo o filtro do ar estou a mudar o filtro da suspensão
Qualquer dúvida que possa ajudar é só dizeres, com tantos problemas que tive na minha acho que já sei muito mais do que qualquer mecânico da marca

---> My friends that don't understand portuguese have a very nice translator at google <---
Obrigado pela resposta.
O meu compressor é relativamente novo posto pelo antigo dono e é da Wabco. Também não me importo dos clicques, só não sabia que era normal, uma vez que não os fazia com os sacos antigos. Mudei tambem o relé 614 de 70A responsável pelo pré aquecimento que me dava falha de tudo o que havia ao dar à chave e não pegava. Forneceram (e convem ser o original) o 644 que é um recall do 614. Montei e aproveitei para limpar toda a àrea à volta das box do relé do lado esquerdo e a da ECU do lado direito para nao haver àgua por perto. Tambem tirei a tampa da grelha do lado direito que permite arrefecer o intercooler direito e o compressor, nem sei porque diabo vinha tapado. Esta carrinha dá trabalho mas gosto imenso de andar nela.
A minhas suspensões da frente são de 2012, portanto mais 1 ano ou 2 vou ter fugas 🤣.
Quando troquei os sacos de trás,inicialmente obtive o erro amarelo indicando possívelmente falha do bloco de válvulas, à excepção do modo dinâmico. Depois deixei de ter esse erro e comporta-se bem até agora. Mudei tambem o óleo da caixa tiptronic pois a audi diz que o óleo é vitalício, bull****. O manual da ZF recomenda a muda a cada 80-120 mil dependendo do tipo de condução.
Obrigado pela dica do filtro de ar do compressor.
Old 11-11-2020, 07:04 AM
  #14  
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Originally Posted by Jose Teixeira
Obrigado pela resposta.
O meu compressor é relativamente novo posto pelo antigo dono e é da Wabco. Também não me importo dos clicques, só não sabia que era normal, uma vez que não os fazia com os sacos antigos. Mudei tambem o relé 614 de 70A responsável pelo pré aquecimento que me dava falha de tudo o que havia ao dar à chave e não pegava. Forneceram (e convem ser o original) o 644 que é um recall do 614. Montei e aproveitei para limpar toda a àrea à volta das box do relé do lado esquerdo e a da ECU do lado direito para nao haver àgua por perto. Tambem tirei a tampa da grelha do lado direito que permite arrefecer o intercooler direito e o compressor, nem sei porque diabo vinha tapado. Esta carrinha dá trabalho mas gosto imenso de andar nela.
A minhas suspensões da frente são de 2012, portanto mais 1 ano ou 2 vou ter fugas 🤣.
Quando troquei os sacos de trás,inicialmente obtive o erro amarelo indicando possívelmente falha do bloco de válvulas, à excepção do modo dinâmico. Depois deixei de ter esse erro e comporta-se bem até agora. Mudei tambem o óleo da caixa tiptronic pois a audi diz que o óleo é vitalício, bull****. O manual da ZF recomenda a muda a cada 80-120 mil dependendo do tipo de condução.
Obrigado pela dica do filtro de ar do compressor.
As suspensões da frente é que dói... De qualquer das formas o meu da frente do lado direito deve ainda ser o original - 15 anos
Esse erro amarelo dá sempre que se faz alguma coisa onde levantas o carro do chão, mas apaga na primeira curva.
Já troquei o óleo da caixa da minha umas 3 vezes (óleo e filtro ZF), reparei o bloco de válvulas da caixa de velocidades (kit sonax) e troquei também os óleos dos diferenciais (original) e da caixa de transferência (original).
Para a marca é vitalício porque para eles o carro já passou o prazo de vida. A BMW faz o mesmo, mas encontrei algures uma informação deles em como o vitalício é cento e tal mil kms se não me engano. É por isso que metem a aspiração na cava da roda, no mínimo estúpido quando ali apanha pó e humidade com fartura, mas para eles está bom porque o carro é para durar 5 ou 6 anos.
Eu comprei na ETOPI um tubo de pressão à medida da entrada no compressor, um adaptador para fazer um furo na caixa do filtro de ar (que vai dar ao meio do filtro) e troquei aquela palermada toda que a Audi ali fez.
Enfim... se está tudo a funcionar bem, não gabar muito para não dar azar
Old 11-11-2020, 07:35 AM
  #15  
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Originally Posted by Rui Rosa
As suspensões da frente é que dói... De qualquer das formas o meu da frente do lado direito deve ainda ser o original - 15 anos
Esse erro amarelo dá sempre que se faz alguma coisa onde levantas o carro do chão, mas apaga na primeira curva.
Já troquei o óleo da caixa da minha umas 3 vezes (óleo e filtro ZF), reparei o bloco de válvulas da caixa de velocidades (kit sonax) e troquei também os óleos dos diferenciais (original) e da caixa de transferência (original).
Para a marca é vitalício porque para eles o carro já passou o prazo de vida. A BMW faz o mesmo, mas encontrei algures uma informação deles em como o vitalício é cento e tal mil kms se não me engano. É por isso que metem a aspiração na cava da roda, no mínimo estúpido quando ali apanha pó e humidade com fartura, mas para eles está bom porque o carro é para durar 5 ou 6 anos.
Eu comprei na ETOPI um tubo de pressão à medida da entrada no compressor, um adaptador para fazer um furo na caixa do filtro de ar (que vai dar ao meio do filtro) e troquei aquela palermada toda que a Audi ali fez.
Enfim... se está tudo a funcionar bem, não gabar muito para não dar azar
🤣🤣 já vi que estás em nível hardcore a apanhar as manhas da audi.
Quando o erro amarelo acontecia, trancava tudo e vazava os sacos todos, só desligando a chave e voltando a ligar que fazia reset ao erro e deixava encher. Cheguei a suspeitar que dado os sacos sendo novos (nao comprei os da Arnott mas sim os mais baratos da pro4matic), que o bloco de válvulas talvez teria de ser mudado também, mas também não sei dizer porque deixou de dar erro. (Melhor ainda, são menos 200€)😂
Outra coisa idiota da audi são as cablagens internas dos faróis que tem um revestimento biodegradável, ou seja partem parece esparguete, tive de tirar a frente toda para tirar os faróis e enrolar cada cablegem em fita eléctrica...
Old 11-13-2020, 01:21 AM
  #16  
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Originally Posted by Jose Teixeira
Outra coisa idiota da audi são as cablagens internas dos faróis que tem um revestimento biodegradável, ou seja partem parece esparguete, tive de tirar a frente toda para tirar os faróis e enrolar cada cablegem em fita eléctrica...
Também já fiz, trocando grande parte dos fios e aproveitei e mudei também as ópticas por umas evox-r 2.0
Os meus faróis são direccionais e deixaram de virar dando sempre erro. Abri os 2, refiz as cablagens e troquei as ópticas que não davam luz nenhuma.
Se fosse hoje não teria optado pelas 2.0 porque não são de troca directa e obrigaram a algumas adaptações. A verdade é que agora dá luz a sério

Eu penso que não deve haver muita coisa que não tenha já feito na minha... Desde reparar o leitor de navegação, desmanchar todo o tablié para trocar o radiador do AC (unidade interna), etc., etc., etc....
Old 11-13-2020, 01:31 AM
  #17  
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Linda... kkkk
This is what you need to do if you have a leak on your AC interior unit
Old 03-07-2021, 01:52 PM
  #18  
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Originally Posted by Rui Rosa
Também já fiz, trocando grande parte dos fios e aproveitei e mudei também as ópticas por umas evox-r 2.0
Os meus faróis são direccionais e deixaram de virar dando sempre erro. Abri os 2, refiz as cablagens e troquei as ópticas que não davam luz nenhuma.
Se fosse hoje não teria optado pelas 2.0 porque não são de troca directa e obrigaram a algumas adaptações. A verdade é que agora dá luz a sério

Eu penso que não deve haver muita coisa que não tenha já feito na minha... Desde reparar o leitor de navegação, desmanchar todo o tablié para trocar o radiador do AC (unidade interna), etc., etc., etc....

Muito bem, tens tudo uma boa experiência no carro.
Eu agora ando numa de tentar resolver um problema antigo que ignorei um bom tempo: vibração nas rodas/direção a partir dos 120km/h. Já tinha mudado os pendurais mas algumas borrachas dos braços estão meio rachados/ressequidos.
De início os pneus antigos estavam ovalizados pensei que a coisa fosse embora quando trocasse os pneus, bem troquei e está tudo igual. Como ia à inspeção e troquei os pneus, alinharam para “passar” na inspeção, para depois lá ir e meter os valores de fábrica depois da inspeção. Sempre andei como a pressao do manual (2,3 à frente e 2,1 atrás) 225/55 17, mas a loja dos pneus meteram quase 2,7, 2,8. O estranho para mim é ao fazer curvas ligeiras a mais de 120/140, a tremideira desaparece, especialmente ao virar para a direita, e piora para a esquerda. Tenho a sensação de ser nas 4 rodas a vibração mas não tenho a certeza...
Estou para secalhar no mês que vem resolver o que há de borrachas maradas para depois ver o progresso da coisa. Mas nao me posso dar ao luxo de ovalizar mais um jogo de
pneus. Depois sou capaz de ter de ver as transmissões/diferenciais...mas cheira-me que não vai ser fácil descobrir o gato.
Cumprimentos Rui, obrigado
Old 03-07-2021, 02:52 PM
  #19  
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Também tenho um pouco de vibração aos 120... Comecei com esse problema não há muito tempo.
Pensava que era das jantes que pudessem estar empenadas e mandei arranjar as 5. Agora penso que talvez possam ser os pneus ovalizados, mas talvez não sejam...
Em termos de borrachas penso que não tenho nada estragado. Uma dica, ao trocares mete Lemforder. São um pouco mais caras mas é o que a origem utiliza.
Depois se deres com o problema avisa, porque mais tarde ou mais cedo vou ter de ver isso também. Provavelmente após trocar de pneus para despistar a questão da ovalização.
Abraço.
Old 03-07-2021, 03:08 PM
  #20  
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Originally Posted by Rui Rosa
Também tenho um pouco de vibração aos 120... Comecei com esse problema não há muito tempo.
Pensava que era das jantes que pudessem estar empenadas e mandei arranjar as 5. Agora penso que talvez possam ser os pneus ovalizados, mas talvez não sejam...
Em termos de borrachas penso que não tenho nada estragado. Uma dica, ao trocares mete Lemforder. São um pouco mais caras mas é o que a origem utiliza.
Depois se deres com o problema avisa, porque mais tarde ou mais cedo vou ter de ver isso também. Provavelmente após trocar de pneus para despistar a questão da ovalização.
Abraço.
As minhas jantes estão boas e já conferi. Os pneus são novos, direção alinhada. Dentro de dias vou tirar a limpo a calibração das rodas na loja onde os comprei para despitar as rodas de todo. Eu oiço (mas desde que comprei o carro), o som de algo solto de ponteiras/borrachas da suspensão ou algo por aí, especialmente em estrada de calçada e paralelos, ouve-se bem lá dentro e esse será o próximo passo que darei. Se ainda assim
continuar tenho de ir para as transmissões, diferenciais, apoios de motor e caixa... eu darei notícias do progresso
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Rui Rosa (03-07-2021)



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